Imagens da torre híbrida de madeira mais alta do mundo, concebida pelo escritório Shigeru Ban Architects, foram divulgadas pela incorporadora PortLiving, com sede em Vancouver. Nomeada "Terrace House", a torre será localizado no bairro Coal Harbour de Vancouver, adjacente ao histórico Evergreen Building, do arquiteto Arthur Erickson. O projeto da "Terrace House" homenageia seu vizinho, fazendo uso de formas triangulares, materiais naturais e uma abundância de vegetação.
"Shigeru Ban tem um enorme respeito pelo trabalho de Arthur Erickson. Foi a oportunidade de projetar um edifício ao lado de uma das obras-primas da Erickson que inicialmente o atraiu para esse projeto inovador ", disse Dean Maltz, sócio-gerente de Shigeru Ban Architects Americas.
Os empreendedores vêem o projeto como um excelente exemplo do compromisso de Vancouver com o design sustentável e avançado, especialmente no que diz respeito à tendência crescente de construções de madeira em altura. O edifício de madeira mais alto do mundo atualmente, o Brock Commons, também se localiza em Vancouver.
"Reunimos o melhor dos melhores - uma equipe de verdadeiros especialistas em colaboração criativa, trabalhando juntos pela primeira vez em um mesmo projeto. O resultado é realmente um projeto único que estabelece novos padrões em design e construção", disse Macario (Tobi) Reyes, fundador e CEO da PortLiving. "Todos os detalhes foram considerados, até a vegetação específica nos terraços. Só fazia sentido convidar Cornelia Oberlander se fosse para criar uma continuidade entre o Evergreen Building de Arthur Erickson e a Terrace House de Shigeru Ban".
Mais informações sobre o projeto, aqui.
FICHA TÉCNICA
Incorporadora: PortLiving
Arquitetura: Shigeru Ban Architects
Arquiteto local: Francl Architects
Engenharia estrutural: Read Jones Christofferson
Engenharia da estrutura de madeira: Création Holz
Consultoria de madeira: Equilibrium Consulting
Paisagismo: Cornelia Oberlander
Arquiteto paisagista: Enns Gauthier
Consultoria de fachada: Front
Engenharia contra incêndios: GHL Consultants Ltd.
Via PortLiving.